A retração econômica repercute nos mais diferentes setores. Não tem sido diferente no varejo especializado em venda de fantasias de Carnaval. Em quatro lojas de Santa Maria, que comercializam produtos relacionados à festa de momo, o pé no freio no consumo foi evidenciado pelos comerciantes.
Veja o que abre e o que fecha no feriadão de Carnaval em Santa Maria
Há relatos de queda de até 50% no movimento em relação a outros anos. A esperança de melhorar as vendas está nos próximos dias e durante o Carnaval, até a próxima segunda-feira.
Desde terça-feira começamos a sentir uma melhora no movimento. A esperança está nos próximos dias diz Fabiana Moura, dona da Festa Show.
A crise pegou o nosso setor. Mas o movimento está melhorando e confio em vendas grandes no sábado e na segunda projeta Alessandra Binato, proprietária da Armazém Binato.
Confira as opções para cair na folia em Santa Maria e na região
Ao contrário de outros locais do país, em que há procura por fantasias de personagens ligados à política nacional, principalmente para adultos, por aqui, a busca tem sido maior por fantasias infantis.
As preferências são as tradicionais indiazinhas, bailarinas, princesas, melindrosas, havaianas para as meninas e piratas, ciganos e heróis para os meninos. Os valores começam em R$ 9,90 e chegam a quase R$ 200 e são bem diferenciados assim como a quantidade de detalhes e enfeites, tecidos e acabamentos empregados nas peças.
Feriado de Carnaval será de tempo instável no Rio Grande do Sul
Os adultos procuram os estabelecimentos, geralmente, em busca de acessórios, como chapéus, perucas, máscaras e itens de maquiagem. A dona de casa, Marilia Biermann, 47 anos, levou a filha, Luana, 9, para escolher alguns adereços ontem à tarde. Ela vai levar os três filhos, os outros têm 5 e 3 anos, para o Carnaval infantil:
É a primeira vez que vão juntos ao ATC (Avenida Tênis Clube). Estão se preparando, dá um samba e começam a dançar. Estão empolgados relata a dona de casa.